domingo, 5 de junho de 2011

Novena Pentecostes dia 6 Junho

4º Dia: Na Docilidade ao Espírito, como Maria,

Vivemos nossa Vocação e Missão

1. Invocação do Espírito

§ Cântico

§ Oração

Vem, Espírito Santo, Espírito de Pentecostes, acende no coração da Igreja

e de cada um de seus filhosa alegria da consagração e o ardor da missão,

no seguimento de Jesus Cristo. Vem Espírito Santo, Espírito de santidade,

Desperta em nós o desejo de ser santos e enche-nos com a Tua graça

para que, a exemplo de Maria, saibamos acolher Jesus,

e apresentá-l’O aos homens como Luz do mundo!

Vem Espírito Santo, Espírito de comunhão, renova em nós, na família espiritana

e na Igreja, o espírito de unidade; e congrega no banquete do Reino

os filhos de Deus dispersos – dos quatro cantos do mundo!

2. Palavra de Deus:

Act 8,26-32.34-36.38-39

O anjo do Senhor falou a Filipe e disse-lhe: «Põe-te a caminho e dirige-te para o Sul. Ele pôs-se a caminho e foi para lá. Ora, um etíope, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém, regressava, na mesma altura, sentado no seu carro, a ler o profeta Isaías. O Espírito disse a Filipe: «Vai e acompanha aquele carro. Filipe, acorrendo, ouviu o etíope a ler o profeta Isaías e perguntou-lhe: «Compreendes, porventura, o que estás a ler?» «E como poderei eu compreender, respondeu, sem alguém que me oriente?» E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto dele. A passagem da Escritura que ele estava a ler era a seguinte: «Como ovelha, foi levado ao matadouro; e como cordeiro sem voz diante daquele que o tosquia, assim Ele não abre a Sua boca».

Dirigindo-se a Filipe, o eunuco disse-lhe: «Peço-te que me digas: De quem fala o profeta? De si mesmo ou de outra pessoa?». Então, Filipe tomou a palavra e, partindo desta passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus. Pelo caminho fora, encontraram uma nascente de água, e o eunuco disse: «Está ali água! Que me impede de ser baptizado?» Ambos desceram à água, Filipe e o eunuco, e Filipe baptizou-o. Quando saíram da água, o Espírito Santo arrebatou Filipe e o eunuco já não o viu, pois ia seguindo o seu caminho cheio de alegria.

3. Regra de Vida:

Tomando Maria como modelo, vivemos a nossa missão na docilidade ao Espírito.

Este estado habitual de fidelidade às inspirações do Espírito – a «união prática», de que fala Libermann (cf. N.D., XIII, 568) – é a fonte do nosso «zelo apostólico» e conduz-nos à disponibilidade e ao dom total de nós mesmos.

Maria é o modelo de docilidade e fidelidade às inspirações do Espírito Santo, em todos os aspectos da nossa vida, sobretudo na oração.

Veneramo-la e invocamo-la, para que o Espírito Santo, presente no Seu Coração Imaculado, se torne para nós, como n’Ela, manancial fecundo do nosso espírito apostólico.

4. Ressonância/Partilha

5. Oração

Virgem Mãe, aceitai a oferta que vos faço de mim!

Dai-me ao Espírito Santo.

Quero consagrar-me inteiramente a Ele e ao vosso Coração.

Dou-vos a minha alma para que ela vos pertença

Como uma criança pertence à sua mãe.

Desejo amar-vos toda a minha vida com um amor terno e filial.

Abro o meu coração e abandono-me ao divino Espírito,

Para que Ele o encha, o possua e nele aja

Como soberano Mestre e Senhor.

6. Cântico

Sem comentários:

Enviar um comentário