terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Quem somos?

Como tudo começou...

Era uma vez, um padre (P.Lapa) orientador dum grupo de oração (Pneumavita), um colégio de Irmãs (Oblatas do Sagrado Coração de Jesus) e jovens (do Pneumavita ou a ele ligados).

Ao longo de vários anos, foram-se realizando encontros no colégio, em tardes de Domingo.

Resumindo:
      Havia cânticos com gestos
      Apresentação
      Era dado um tema para reflexão
      Formavam-se grupos de partilha para discutir o tema
      Celebrava-se a Eucaristia em que a homilia era feita
      pelos “porta-voz” de cada grupo
      Terminava com lanche partilhado.

Foi assim durante vários anos…e já se começava a sentir que era preciso mais. Um encontro por mês era pouco!


Encontros semanais...

Um dia, no Verão de 1996, um grupo de dois ou três, decidiu começar a encontrar-se na casa Pneuma-Betel, nas noites de 4ªfeira, para ensaiar cânticos. E, como é natural, antes de iniciar o ensaio, rezava-se. Oração espontânea! Pouco depois, esses encontros mudaram de finalidade: encontravam-se para orar juntos. As noites de 4ªfeira passaram a ser "sagradas". Da sala passou-se para a capela. Jesus, presente no sacrário, ficou feliz pela companhia. E aos poucos o grupo foi crescendo.


Uma amizade, um compromisso...

No dia 7 de Dezembro desse ano, um grupinho de cerca de 30 jovens, foi a Fátima consagrar o grupo a Nossa Senhora. Pouco depois, durante uma Eucaristia, na capela da Pneuma-Betel, surgia um nome para o grupo, através da Palavra de JO 15,12-17: Amigos de Jesus! Jesus chamava-nos de amigos e pedia-nos amizade. Em Maio, voltámos a Fátima para renovar a consagração a Maria e na Sua presença, no altar da capelinha, afirmarmos “Eu, ___, quero ser amigo(a) de Jesus por toda a minha vida!” e assinarmos o nosso livro.


Perseverança...

Porque a noite de 4ªfeira ficava muito próxima da de 3ªfeira, noite de oração do Pneumavita, no ano seguinte mudou-se o encontro para a noite de 5ªfeira e assim se tem mantido. Acreditamos que estes encontros semanais são do agrado do Senhor, pois sempre sentimos a sua presença e acção: logo em 1997 e em 1998, enviou-nos jovens missionários de passagem por Lisboa e que nos acompanharam durante alguns meses; tem-nos falado do seu Amor por nós, encoraja-nos a seguir em frente e pede-nos confiança n’Ele.

Ele tem sido o Amigo fiel a quem desejamos amar e servir.


Crescimento...

À semelhança de 1997, todos os anos vamos a Fátima, num sábado, entre finais de Maio e princípios de Junho. Nesse dia, têm-se juntado a nós, jovens de vários pontos do país e alguns têm feito o compromisso. Também, como nós, existem em alguns pontos do país, grupinhos de jovens a reunir regularmente, outros com o desejo de começar...

Assim, os “Amigos de Jesus” já não são apenas os jovens do Pneumavita, mas todos aqueles que inseridos em grupos de oração, se queiram comprometer com Jesus, e em grupo, crescer na fé e na abertura à acção do Espírito Santo nas suas vidas...

Hoje, alguns (os que podem) dos “Amigos de Jesus” do Pneumavita têm duas noites por semana dedicadas à oração comunitária: à 3ªfeira no Pneumavita e à 5ªfeira na Pneuma-Betel.

Retirado do site da Comunidade Pneumavita, http://pneuma-rc.pt/,  na secção Jovens.

Sem comentários: