quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cruz de Cristo fonte de todo o bem

Hoje ao ler estas palavras retiradas Comentário ao Evangelho do dia feito por São João Crisóstomo:

 “ (...) a cruz de Cristo é a fonte de todo o bem. E através dela que nós vivemos, que somos regenerados e salvos. Carreguemos a cruz como uma coroa de glória. Ela põe a sua marca em tudo o que nos conduz à salvação: quando somos regenerados pelas águas do baptismo, a cruz lá está; quando nos aproximamos do altar para receber o Corpo e o Sangue do Salvador, lá está; quando impomos as mãos sobre os eleitos do Senhor, lá está. O que quer que façamos, ela aparece, como sinal de vitória para nós. Eis a razão porque a põe nas nossas casas, nas nossas paredes, nas nossas portas; porque fazemos esse sinal na testa e no peito; porque a trazemos no coração. Pois ela é o símbolo da nossa redenção e da nossa libertação, e da misericórdia infinita de Nosso Senhor" 

 Penso que para mim tudo isto é verdade, e em tudo isto acredito na minha razão, mas na verdade que significa isto para mim? É (ou tem que ser) um pensamento profundo, quase um encontro pessoal com Deus que parece que não consigo ter ou um pedido ao qual pareço não encontrar resposta...Facilmente respondo pela minha razão mas não pelo meu coração. Jesus morreu por nós, temos essa vitória, para nossa salvação, mas como pratico  isto no meu dia a dia, que significa isto para mim no meu dia a dia, no trabalho, na minha casa, com os meus amigos que nada sabem ou querem saber de Deus!  Afinal, como “Carreguemos a cruz como uma coroa de glória” no meu dia a dia?
 Alguém quer falar da sua experiência?

3 comentários:

  1. E quando, no meio das dificuldades e incompreensões ousamos olhar "ao jeito" de Jesus, somos envolvidos numa paz divina... que faz soltar do mais profundo de nós um convincente Eu Creio!

    Paula Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. o que posso dizer é que como o exemplo de Jesus, possamos aceitar essa mesma cruz ou até muitas outras mas ao aceitar saibamos crer que tudo podemos Naquele que nos coforta e será certamente uma vitória não só para nós como para aqueles que nos rodeiam. Mas tudo isso implica que acima de tudo aceitemos essa cruz quando ela nos assola em nossas vidas... alexandre cruz

    ResponderEliminar
  3. ...em relação à cruz, é normal cair em 2 erros: fugir ou correr atrás dela, ou seja, fugir do sofrimento como se isso fosse possível ou então aceitar passivamente como se não tivéssemos a obrigação de diminuir o sofrimento dos irmãos e também o nosso (quando isso não prejudica o crescimento espiritual)
    Carlos Neto

    ResponderEliminar