quarta-feira, 10 de outubro de 2012

TESTEMUNHOS e foto reportagem do LUAL


O Lual aconteceu e ultrapassou as nossas expetativas.
Foi uma benção !!!!
Estava uma noite maravilhosa com uma brisa suave e o céu estrelado.





Ou podem ver aqui as fotografias: LINK FOTOGRAFIAS 


Testemunhos do LUAL


A noite do Lual, foi um encontro fantástico sem comparações. Nunca vivi nada semelhante.
Achei divino o encontro, e a maneira de com aconteceu uma comunhão entre gerações e se podia sentir  o Espírito Santo a pairar sobre nós!
Houve alturas, em que parecia-me, não estávamos ali, mas sim no céu. Seria?
Não sei explicar bem o que vivi!...
Mas senti que  foi muito forte e com uma intimidade inexplicável entre o céu e a terra.

Inês Costa



O Lual na praia, para mim foi uma experiência única, um momento de paz interior em sintonia com a lua, as estrelas e o mar, uma corrente de oração para louvar o nosso Deus.
Momento único e lindo, em que nossos corações se uniram às nossas vozes e juntos louvaram o Senhor.
Joana Pereira



Participar pela primeira vez de um LUAL foi uma experiência única e que espero voltar a repetir. Eu e o meu filhote!
Foi muito bom poder estar na praia à luz da lua a cantar e a rezar, pois quem canta reza duas vezes.
Melhor ainda foi ver tantos jovens que animaram com as suas vozes e violas. Numa altura em que os valores morais e religiosos andam tão esquecidos, estes jovens dão testemunho de que ainda há esperança num mundo melhor. São eles a semente que cresce e dá fruto.
O momento que mais me tocou foi quando se juntou a nós um grupo de jovens estrangeiros que estavam a passar a sua última noite em Portugal. Ficaram um pouco para nos ouvir cantar. Não entendiam a nossa língua, mas no seu coração de certo levaram a mensagem que transmitíamos, pois no fim uma das jovens agradeceu e disse : “Continuem porque o que fazem, fazem-no bem!”. Só por isso já valeu a pena.
Para mim esse momento quis dizer que não interessa a língua que falemos, Jesus fala e entende de todas as maneiras. Ele atravessa os corações e toca o mais profundo do nosso ser. Só precisa da nossa disponibilidade, do nosso coração aberto, do nosso sim. Estamos dispostos a isso?
Contem comigo para o próximo LUAL!
Paula Martins


  
Uma noite de Lual na praia.
 Um bom grupo de jovens e adultos, juntamo-nos para testemunhar a fé com cânticos e alegria, em clima de festa.
Despertados pela curiosidade, quem se aproximou ficou tocado, assim como eu e todos os que estávamos a viver, uma noite diferente de louvor, animada pelo Espírito Santo, que ia tocando cada coração como uma brisa suave.
Senti que o Senhor, a cada um pegou ao colo naquela noite. Na areia,  pudemos sentimos o calor do Amor de Deus.
Louvado seja o Senhor que nos criou!
Joaquim Carreira

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Testemunho Marta e Luis


A Marta Calçada e o Luis Farinha, são dois "Amigos de Jesus" que fizeram caminhada no Pneumavita, onde receberam a Efusão do Espírito Santo, e no grupo "Fonte de Água Viva" de Alhandra, onde residiam. No ano passado (2008), disseram SIM ao chamamento do Senhor para O servirem a tempo inteiro. Desejando-lhes muita felicidade nesta nova etapa das suas vidas, aqui transcrevemos os seus testemunhos.

Salvé Maria!
Saudações fraternas a toda a família Pneumavita!

Faz precisamente 10 anos que eu participei pela primeira vez de um retiro orientado pela Comunidade Pneumavita. Estava na altura muito longe de imaginar o que Deus tinha reservado para mim naquele retiro. Foi um momento de Graça especial e profunda Misericórdia de Deus, em que Nosso Senhor me resgatou para o Seu redil!

Durante os anos de caminhada no Renovamento, Nossa Senhora trabalhou incansavelmente, trazendo-me para mais perto do Seu Imaculado Coração. Foi em Janeiro de 2004 que pela primeira vez li o extraordinário livro, adquirido numa peregrinação a Prado Novo do Escorial: "O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem", escrito por um Santo de fogo - São Luis Maria Grignion de Monfort e indulgenciado por vários sumos pontíficies. É este o conhecido livro de bolso do saudoso Papa João Paulo II, e que esteve na origem do seu lema Papal "Totus Tuus Mariea!" (Todo teu oh Maria!). Esta obra maravilhosa despertou em mim um forte chamamento à Consagração à Santíssima Virgem, como nos propõe o autor. Não se trata de mais uma consagração mas de "a consagração" de tudo o que temos, somos e fazemos nas mãos da Santíssima Virgem para melhor e mais perfeitamente pretencermos a Nosso Senhor.

Por providência Divina, três anos mais tarde, conheci a Fraternidade Arca de Maria cujo carisma é viver e propagar a Total Consagração à Santíssima Virgem como proposto por São Luis de Monfort. Durante um ano e meio de trabalho conjunto conheci e aprofundei o carisma da Fraternidade. Nesse período claramente Nosso Senhor me chamou a uma entrega total a esta obra. Hoje por imensa misericórdia de Deus encontro-me em formação no Brasil onde Deus tem desenvolvido um árduo trabalho de moldagem da minha alma e do meu coração. Na Fraternidade procuramos corresponder ao imenso Amor com o qual Deus nos ama, vivendo para Ele procurando, apesar da nossa pequenez, segui-l`O mais de perto na Sua simplicidade, pobreza e serviço. A nossa vida pertence a Ele e por isso deixamos tudo porque n`Ele encontramos o tesouro maior!

A vivência da Total Consagração à Santíssima Virgem, leva-nos a cuidar principalmente dos mais doentes, sofridos e abandonados, bem como ao apostolado. A propagação da consagração decorre mediante o trabalho de preparação de grupos de pessoas (leigos ou religiosos) que acolhendo o chamamento de Nossa Senhora a Ela se desejam consagrar. Procuramos abraçar a alegria da Cruz no seguimento de Jesus à semelhança de Maria Santíssima. Somos consagrados ao serviço da Igreja procurando contribuir, apesar do nosso nada, para que venha logo o Triunfo do Imaculado Coração de Maria como Nossa Senhora anunciou em Fátima aos Pastorinhos.

Diz-nos São Luis que "Se não se arriscar algo por Deus nada de grande se fará...". Por seu lado Dom Bosco afirmou que no seu tempo cinquenta por cento dos jovens eram chamados à vida de especial consagração, sendo que nos tempos actuais, tal como nos revelou o Papa João Paulo II essa percentagem é superior. A todos os que ainda não abraçaram a sua vocação, proponho que rezem de forma concreta pela mesma. Uma alma que vive a vocação a que é chamada ajuda a salvar muitas outras almas. Muitos de vós que estais a ler estas linhas sois chamados a esta feliz entrega total a Nosso Senhor.

Convido com profunda alegria a contactardes a nossa casa em Portugal (Vila Viçosa). A Fraternidade possui casas de missão e de acolhimento de mais necessitados, no Brasil, Espanha, Itália, Moçambique e Portugal. "A finalidade de todas as nossas obras é o Amor. Este é o fim e é para alcancá-lo que caminhamos" (Santo Agostinho). Não vos canseis de buscar a vontade de Deus, o sonho de Deus para vós, somente vivendo-o alcancareis a Paz e sereis verdadeiramente livres. Vale a pena lutar pelo Amor do Senhor e responder ao Seu chamamento. Trocar os pequenos e insignificantes objectos da criação pelo Criador de todos eles.

Um abraço fraterno a todos, mas de um modo todo especial ao Padre Lapa, a quem solicito a sua benção. Neste abraço agradeço muitíssimo todo o carinho, oração e atenção da família Pneumavita que é também minha família.
Permanecemos sempre unidos nos Corações Santíssimos de Nosso Senhor e de Nossa Senhora! Que a Santíssima Virgem nos conduza cada vez mais pela estrada da Santidade rumo ao Céu onde todos nos aguardam!
Salvé Maria!
Marta Maria da Silva Calçada
Maio 2009

arcademaria.portugal@gmail.com

Salvé Maria!
Caríssimos irmãos, família Pneumavita, é com muita alegria que partilho convosco um pouco da minha história.

Antes de mais quero dar graças a Deus por tudo aquilo que Ele faz por cada um de nós e agradecer também a Nossa Senhora que tem sido sempre uma Grande Mãe, que não se cansa de nos ensinar, guiar, proteger e amar.

Há mais de 10 anos conheci o Renovamento Carismático por meio da Pneumavita, tendo a graça de participar do Seminário de Vida Nova no Espírito. Digo-vos que foi como que uma janela que se abriu na minha vida e permitindo-me ver as coisas de Deus com mais clareza e profundidade, mas principalmente permitiu-me experimentar uma profunda alegria e o Amor de Deus de uma forma que ainda não havia vivenciado. Na verdade, o encontro pessoal com Deus é necessário para melhor O conhecer, O servir e amar verdadeiramente.

Com o passar do tempo foi crescendo em mim o desejo de fazer mais por Deus e pelos irmãos mais necessitados do corpo e da alma. No fundo, aquilo que eu mais queria era viver a vontade de Deus na minha vida. Depois de um longo tempo de procura e muita oração, numa das peregrinações a Prado Novo do Escorial conheci umas irmãs religiosas da Fraternidade Arca de Maria, que nos transmitiram então o carisma da Fraternidade, que se traduz em viver e propagar a Total Consagração à Santíssima Virgem segundo a espiritualidade descrita por São Luis Monfort no seu livro "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem".

Desejando ardentemente, cada vez mais ser todo de Maria, logo me animei para conhecer tão bela devoção, e juntamente com a Marta e outras pessoas, orientadas pelas irmãs, iniciámos a preparação para fazer a consagração total à Santíssima Virgem que decorreu no dia 13 de Maio de 2007 em Fátima. Tornámo-nos então escravos de Amor de Jesus por Maria, sendo Cristo a nossa meta e Nossa Senhora o caminho mais fácil, curto e seguro para a Ele chegar. Sem Ela ninguém chega a Jesus, se chega é por caminhos mais longos e imperfeitos.

Após algum tempo de conhecimento mais profundo da Fraternidade Arca de Maria, em Abril de 2008 dei entrada na Fraternidade como vocacionado e poucos dias depois entrei no Aspirantado. Actualmente encontro-me no Brasil no período de Noviciado. Rezem por mim, pela minha vocação, por toda a Comunidade para que sejamos fiéis ao chamamento de Deus.

Caro jovem, hoje mais do que nunca Nossa Senhora está atenta aos seus filhos. Vejam quantas aparições marianas têm tido lugar no mundo todo, onde é evidente a preocupação da Mãe pela salvação dos seus filhos. Se procuras um sentido para a tua vida, se queres viver a vontade de Deus, reza muito, confia a tua vocação à Mãe do Céu. Fica certo de que Ela te ajudará. Não percas tempo, fica atento aos sinais de Deus e não adies a tua vocação. Há tanto por fazer, tantas almas para salvar, e Nosso Senhor quer-te na sua batalha. Ele quer que o ajudemos a derrotar o inimigo de Deus e das almas, para que venha logo o Triunfo do Imaculado Coração anunciado em Fátima.

Um abraço em Cristo e que a benção maternal de Nossa Senhora Rainha dos Corações desça sobre todos nós.
Luis Farinha
(Irmão António Miguel do triunfo do Imaculado Coração de Maria)
Maio 2009






segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Reportagem da tomada de posse do Pe. Nelson na Freiria


Amigos/as
Decorreu no passado Domingo, 23 de Setembro de 2012, a tomada de posse do Pe Nelson Matias Pereira como pároco da Freiria - Torres Vedras, pelas 18 horas, quando teve início a Eucaristia.
A igreja estava em clima de festa, dando as boas vindas ao sacerdote que iria ser empossado, pelas mãos do cónego Nuno, que trazia a carta cardinalícia para a nova função na Igreja da Diocese de Lisboa deste nosso amigo!~

Pessoas de Freiria e arredores, tal como alguns que se uniram vindos das várias localidades onde o Pe. Nelson paroquiou, estavam presente, também um autocarro com cerca de 50 passageiros de Benfica, Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
No final todos quiseram mais uma vez saudá-lo, estando desta forma unidos em oração pelo Padre Nelson. A celebração em clima de alegria, com jovens acólitos, escuteiros, diáconos e sacerdotes, todos quiseram mostrar a amizade que nos une e nos torna irmãos! Também estiveram presentes alguns “Amigos de Jesus”.

No momento de ser lida a carta do patriarcado, duas pombas brancas voaram em direcção aos ramos de uma árvore, os balões multicolores foram lançados ao céu, o Padre Nelson consagrou-se a si e à paróquia, da qual ficou responsável para cuidar do rebanho de Deus, ao Imaculado Coração de Maria!
No final da Eucaristia, o Pe Nelson agradeceu a todos os que se congratulam pela sua nova missão a que Deus o chama, primeiro aos seus pais, e depois aos colegas do seminário, Pe. Paulo, ao cónego Nuno, ao anterior pároco, Pe. João, ao seu amigo que veio de Espanha, e, a todo o clero em geral!

Falou do tempo do seminário, encontros e desencontros, do seu dia de ordenação em Alcobaça - Nossa Senhora da Vitória, do seu período de silêncio em Espanha no convento (seis meses), tal como em Benfica (cinco meses), mas que foram marcas na sua vida de sacerdote. A todos desejou que o Senhor os abençõe!
Para finalizar, disse que, vir para a Freiria é uma alegria, um mistério, uma BENÇÃO DO SENHOR! Ali na igreja de São Lucas, o evangelista da infância, que ele seja simples como uma criança, numa entrega total à Igreja e aos seus paroquianos.

Depois de uma longa Eucaristia, mais de duas horas de duração, alimentados com o Pão do Céu, porém com fome do pão da terra, foram todos convidados a alimentarem-se de “bolinhos” em ambiente de confraternização e partilha.

Consagração ao Imaculado Coração de Maria da Paróquia de São Lucas - Freiria
Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao Vosso Coração Imaculado a Paróquia de São Lucas de Freiria se consagra, em ato de entrega total ao Senhor. Por Vós seremos levados a Cristo. Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai. Caminharemos à luz da fé e faremos tudo para que o mundo creia que Jesus Cristo é o Enviado do Pai. Com ele queremos levar o Amor e a Salvação até aos confins do mundo. Sob a proteção do Vosso Coração Imaculado seremos um só povo com Cristo. Seremos testemunhas da Sua ressurreição. Por Ele seremos levados ao Pai, para glória da Santíssima Trindade, a Quem adoramos, louvamos e bendizemos.
Amen!
Ernestina Matos






Ano da Fé



Com a Carta apostólica Porta fidei de 11 de outubro de 2011, o Santo Padre Bento XVI convocou um Ano da Fé. Ele começará no dia 11 de Outubro 2012, por ocasião do qüinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e terminará aos 24 de novembro de 2013, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Carta Apostólica Porta Fidei, de Bento XVI, sobre o Ano da Fé




Catequeses do Papa Bento XVI no ano da Fé

[ver aqui]




Calendário das catequeses:

A Fé que espera contra toda esperança. Creio na Vida Eterna: Reflexão sobre os novíssimos (CIC 1020-1050) NOV 2012
A Fé que adora e contempla. Reflexão sobre o mistério da Encarnação e Espiritualidade do Advento (CIC 456-478) DEZ 2012
A Fé que Testemunha. Reflexão sobre a Comunhão dos Santos (CIC 946-959) JAN 2013
A Fé que Ilumina. Creio na Santa Igreja Católica. Vida em comunidade e santificação do domingo (CIC 748-933) FEV 2013
A Fé que transforma. Tempo da Quaresma; Sacramentos da Iniciação Cristã (CIC 1213- 1274). Vida que triunfa sobre a morte (Páscoa – CIC 631-655). Creio no perdão dos pecados - Sacramento da Penitência (CIC 1422-1484) MAR 2013
A Fé que direciona o agir. Consciência e moralidade dos atos humanos; Valor da Vida humana - aborto, inseminação artificial, eutanásia. (CIC 2030-2043. 2258-2317) ABR 2013

A Fé que escuta. Espiritualidade Mariana; Culto à Santíssima Virgem, Maria Mãe da Igreja (CIC 963-972) MAI 2013
A Fé que se consagra. A dignidade do sacerdócio (CIC 1536-1589) JUN 2013  
A Fé que rejuvenesce: Jornada mundial da Juventude. Dar testemunho da Verdade (CIC 2464-2503)  JUL 2013
A fé que vocaciona: A Santidade da Família (CIC 1601-1658); Vida Consagrada (CIC 914-933) AGO 2013
A Fé em busca de sentido: Inspiração e verdade da SE; Tradição e SE (CIC 51-133) SET 2013
A Fé que impulsiona para a missão. (Aguardar a publicação do Sínodo dos Bispos) OUT 2013